O Windows Server 2008 R2, tal qual o Windows Server 2008, permite a realização de backup de máquinas virtuais no Hyper-V a partir da ferramenta Windows Server Backup. É possível inclusive realizar o backup de máquinas virtuais em execução desde que tais máquinas virtuais tenham suporte a VSS (Volume Shadow Copy Service) e tenham o Integration Services instalado.

Também é possível realizar o backup de máquinas virtuais que possuam outros sistemas operacionais ou que não tenham o Integration Services instalado, porém o backup será off-line.

Neste artigo vou mostrar como registrar o VSS Writer do Hyper-V de modo a preparar o ambiente para o backup de máquinas virtuais online a partir do Windows Server Backup.

Visão geral do VSS

De modo geral, o propósito do VSS e seus componentes, é a realização de snapshots de dados de uma forma que garanta a consistência destes dados. Com o VSS é possível, por exemplo, realizar a cópia de dados que estejam em uso por uma determinada aplicação. Um exemplo comum é um database do Exchange Server que esteja montado. Sem o VSS, não será possível copiar o database enquanto estiver em uso pela aplicação.

O VSS tem como componentes principais:

VSS Requestor:

O VSS requestor é a aplicação de backup que faz a requisição para a criação ou restauração de um snapshot. No caso deste tutorial, utilizaremos o Windows Server Backup, que é um requestor.

VSS Writer

O VSS Writer é o componente que informa quais dados devem ser copiados. O Hyper-V, por exemplo, possui um VSS Writer que informa ao requestor quais dados devem ser incluídos em um backup, como arquivos de configuração, snapshots, etc., e onde estes dados se localizam. Tais informações são recuperadas de um repositório conhecido como VSS Writer metadata document.

VSS Provider

O VSS provider é o componente que cria os snapshots através da interação entre este e o vss service (VSSVC.exe).

Registro do VSS Writer

Quando instalamos o Hyper-V, um VSS Writer é disponibilizado. Porém, para que o Windows Server Backup possa utilizá-lo, é necessário registrar o ID do VSS Writer do Hyper-V. Caso queira visualizar o ID do Hyper-V VSS Writer, digite o seguinte comando no prompt:

Vssadmin list writers

Vamos aos passos necessários para preparar o ambiente de modo a realizar o backup de VMs através do Windows Server Backup.

O primeiro passo é realizar a instalação da feature Windows Server Backup:

  1. Vá até o Server Manager disponível em Administrative Tools através do menu Iniciar. Como alternativa, utilize o atalho serverManager.msc no Executar.
  2. O Windows Server Backup é uma feature. Sendo assim, clique em Add Feature.
  3. Selecione Windows Server Backup Features e seus subcomponentes.

b2ap3_thumbnail_backupdevms_130512_01.jpg

Também é possível instalar o Windows Server Backup através do comando ServerManagerCMD –i Backup-Features.

O segundo passo é registrar o VSS Writer:

  1. Através do regedit, vá até HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion. Crie uma chave com o nome WindowsServerBackup.
    Em WindowsServerBackup crie uma chave com o nome Application Support.
  2. Em Application Support crie uma chave com o nome {66841CD4-6DED-4F4B-8F17-FD23F8DDC3DE}.
  3. Em {66841CD4-6DED-4F4B-8F17-FD23F8DDC3DE} crie um valor do tipo string chamado Application Identifier. Modifique seu conteúdo para Hyper-V. Deverá ficar como na imagem a seguir:

b2ap3_thumbnail_backupdevms_130512_02.jpg

Caso prefira, execute o comando a seguir no prompt para a criação de toda a estrutura mencionada:

reg add “HKLM\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\WindowsServerBackup\Application Support\{66841CD4-6DED-4F4B-8F17-FD23F8DDC3DE}” /v “Application Identifier” /t REG_SZ /d Hyper-V

Podemos então realizar o backup de VMs com o Windows Server Backup.

About The Author

Danyllo Cabral

Danyllo Cabral é Consultor de Projetos na Aldax onde planeja e executa projetos envolvendo tecnologias diversas. Possui as certificações MCITP Enterprise Messaging Administrator, MCITP Enterprise Administrator, ITIL Foundation v3, ISO 20.000 Foundation, entre outras. É pós graduado em Gestão de Projetos PMI pela faculdade Veris IBTA e possui MBA em Gestão de Segurança da Informação pela mesma instituição.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close