SophosXG

Ao longo dos anos a Aldax consolidou-se como um dos principais players do mercado no fornecimento de serviços de segurança, principalmente no fornecimento de equipamentos UTM como um serviço. Sim, a Aldax é um MSP (Managed Service Provider).

Hoje há dezenas de clientes em diversas cidades do Brasil como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Catalão, Davinópolis, e até em Altamira, onde é construída a UHE de Belo Monte. A grande maioria desses clientes conta com equipamentos Dell SonicWALL oferecidos como um serviço e estão bastante satisfeitos com os recursos disponíveis.

Nos últimos anos, porém, a Aldax percebeu um importante movimento nesse mercado de UTM: a compra da Cyberoam pela Sophos – a respeitada companhia de Abingdon, Inglaterra. Dois outros acontecimentos ocorreram então: a Sophos lançou o UTM XG, mesclando os excelentes recursos de seu principal UTM até então com recursos do Cyberoam, e foi apontada pelo Gartner no quadrante de 2015 como uma das empresas líderes neste segmento de UTM.

A partir de então não seria mais possível ignorar a presença da Sophos no mercado e também a excelente qualidade de seus produtos (tudo isso, claro, aliados à experiência de mais de 30 anos e à reputação, comparável apenas às melhores do setor).

Aproveitamos nosso know-how em Cyberoam, produto já oferecido como um serviço a alguns clientes que demandavam qualidade com baixo custo, e desafiamos nossos profissionais a uma profunda imersão no novo produto da Sophos, a linha XG. O desafio foi aceito e logo tínhamos nosso primeiro certificado Sophos XG Architect, bem como nossos primeiros clientes utilizando a nova plataforma. Não foi uma surpresa a satisfação desses clientes quanto aos recursos avançados disponíveis no XG. Já para o nosso time de suporte, a nova plataforma foi um choque principalmente quanto à facilidade de uso – mérito do time da Sophos que conseguiu desenvolver, em nossa opinião, a mais simples e moderna interface gráfica de todos os UTMs que já configuramos (e conte UTM: FortiGate, CheckPoint, SonicWALL).

Hoje o XG tornou-se nossa primeira opção e a primeira opção de muitos de nossos clientes, pois consegue aliar baixo custo com um leque enorme de funcionalidades. O cliente VPN SSL, por exemplo, é um recurso gratuito (ao menos na data em que escrevo este post: junho de 2016)!

Quanto ao relatório do Gartner, muitos já sabem mas vale ressaltar: não é tarefa fácil posicionar-se como líder (e muito menos manter-se na liderança). Em nossa opinião, caso mantenha o ritmo de lançamento de melhorias nessa nova plataforma, a Sophos será posicionada como uma das líderes por anos e anos a fio. E, se depender da Aldax, estará cada vez mais presente nas organizações brasileiras que requerem recursos avançados de segurança, confiabilidade e baixo custo.

GartnerUTM2015

About The Author

Danyllo Cabral

Danyllo Cabral é Consultor de Projetos na Aldax onde planeja e executa projetos envolvendo tecnologias diversas. Possui as certificações MCITP Enterprise Messaging Administrator, MCITP Enterprise Administrator, ITIL Foundation v3, ISO 20.000 Foundation, entre outras. É pós graduado em Gestão de Projetos PMI pela faculdade Veris IBTA e possui MBA em Gestão de Segurança da Informação pela mesma instituição.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close